Otília Martel sobre “Primeira HORA”

25.03.2009

Primeira Hora…
 Que se estendeu por dias… porque este programa não pode ser ouvido como quem lê um livro, mas sim como quem saboreia o melhor dos vinhos, a melhor sobremesa, ou talvez… o sabor do primeiro beijo….
 Numa oferenda de uma diversificação de autores, de temas que se conjugam e me deliciam, onde estão presentes alguns dos poetas de que mais gosto, este é realmente um trabalho que esperei com uma certa ansiedade, confesso.
 Uma oportunidade, para quem gosta de ouvir poesia e sentir a força das palavras que se escrevem e, neste caso, que se dizem, gravar em cd’s cada Hora é uma das opções que oferece um programa independente de notas biográficas e outros dados…e nos proporciona uma liberdade de audição e, neste caso, para uma memória futura, a indicação do nome do autor no início de cada poema, talvez fosse a solução para completar esta excelente iniciativa…
 Talvez, porque o piano seja uma das minhas principais afectividades musicais, ouvi-lo a acompanhar cada poema, emociona-me… por isso, nada tenho a objectar até porque, pessoalmente, considero ser o melhor som para acompanhar poesia.
 Enquanto escrevo, estou a ouvir o programa… provavelmente, deixei no esquecimento alguma coisa por dizer, será talvez um pretexto para voltar a escrever sobre esta iniciativa.
 Queria deixar ainda bem expresso, o meu comovido agradecimento por ver o meu humilde nome (e poema), entre alguns dos mais célebres Poetas Portugueses; foi realmente um momento especial, tal como a escolha do poema, porque também ele é, muito especial para mim. Obrigada!
 E, finalmente,  parafraseando Carlos Drummond de Andrade:
 
“ E agora, José?
Esta Hora acabou,
a luz se  apagou,
o ouvinte saiu,   
o dia clareou,
e agora, José?
e agora, Você?

Você que tem um Nome,
que não zomba dos outros,
você que nem faz versos,
mas que os ama e não protesta
quando  lhe exigimos demais.
 
E agora, José?
Quando vem nova HORA?
Quando, José? ”
 
 Um abraço,
 Otília Martel (Menina Marota)

Facebooktwittermailby feather
787787