Comentário de Fernando Peixoto

17.01.2008

Caríssimo Gaspar:
O seu blog tem bastante nível: gráfico, de conteúdo cultural e estético. E também eu sou um cultor da poesia erótica, estética literária que, desde a Grécia, se tem manifestado como uma das formas mais sublimes da literatura.
Também quero deixar-lhe claro que sou ATEU! Acredito no Jesus (não no Cristo) histórico. Acredito na Madalena MULHER, não na Madalena prostituta, porque esta foi uma INVENÇÃO da Igreja que pretendia divinizar Maria em detrimento de Madalena, que era, efectivamente, a amante de Jesus e aquela que ele preferia entre todos os discípulos. Foi ela, verdadeiramente, a grande pregadora da mensagem de Jesus, após a morte deste, e, de Tertuliano a Santo Agostinho, e por aí fora, todos se empenharam em deturpar a verdade histórica de uma mulher que amou até ao limite a BOA NOVA daquele que amava. E não foi por acaso que os escritos que sobreviveram, falam de diversas mulheres, mas Maria de Magdala é a única cujo nome vem acompanhado do patronímico. Precisamente pela importância social que possuía ao tempo.
Mas, por favor, não deixe permanecer no blog aquilo que é uma mentira histórica. E mesmo no aspecto literário, é estar a favorecer o conservadorismo serôdio e reaccionário dizer (como está escrito): «Quando Maria Magdala, que dormia com os homens por dinheiro, pediu a Jesus que ficasse com ela por um dia, sem nada pagar, apenas que a guardasse na Sua memória.».
Temos de respeitar a liberdade criativa de Saramago, que leio, admiro e de quem gosto muito. Mas arrepia-me dizer-se de Madalena que vendia o corpo por dinheiro quando o que é verdade é ter sido ela a mulher rica que alimentou grande parte dos «custos» da equipa que acompanhava Jesus. E que, por muito amar, muito sofreu. Bem mais que Maria, a mãe de Jesus.
Para que melhor entenda o que penso, envio-lhe em anexo o meu «O EVANGELHO SEGUNDO O POETA», um poema que me levou cerca de um ano a escrever e que propositadamente contém 33 estrofes.
Finalmente, reitero a minha admiração pelo seu blog.
Cordiais cumprimentos
FERNANDO PEIXOTO

Facebooktwittermailby feather
398398