Nota biográfica >>

Música para quem gosta de POP. Texto e seleção musical de Luís Pinto.

Weber – “Coro dos Caçadores”

27.12.2012

Música para quem gosta de POP. Hoje, Weber

O som do clarinete é um convite ao sonho, à reflexão e aos sentimentos românticos.
Por isso não nos devemos admirar da importância que este instrumento, a par de outros, fosse tão utilizado por Weber. Este compositor alemão percursor da ópera alemã em detrimento do usual idioma italiano, foi um homem romântico e as suas composições são influenciadas pela sua própria natureza.
Nasceu em Novembro de 1786, mas não foi um menino prodígio, contrariamente ao que a família pretendia. Tinha três anos quando começou a receber lições dum seu meio-irmão que lhe chegou a dizer “Poderás vi a ser muita coisa, mas nunca serás músico”. Estava enganado porque Weber – que tinha ainda uma excelente voz – recebe a primeira encomenda de uma ópera aos vinte anos de idade. Deste seu primeiro trabalho pouco resta.
Com 26 anos aceitou o convite para exercer funções de director da Ópera de Praga onde veio a conhecer Caroline sua futura mulher tão romântica quanto ele. Vivendo quase sempre com grandes dificuldades económicas apenas se puderam casar dois anos depois quando foi nomeado director da Ópera de Dresden.
“O Caçador Furtivo” cuja área “Coro de Caçadores” para coral vos oferecemos hoje, foi um êxito retumbante.
O mesmo veio a acontecer com a ópera “Oberon” estreada em Londres em 12 de Abril de 1826.
Sofrendo de tuberculose desde 1818 Weber foi aconselhado a não continuar com as viagens e a sua febril actividade, mas dois meses após a estreia de “Oberon” o compositor foi encontrado morto no seu quarto.

Ouvimos música para quem gosta de POP: hoje com Weber

(Coro e orquestra da Ópera de Budapeste, dirigida por Josif Conta)

Facebooktwittermailby feather
55705570