Otília Martel sobre “Poesia Erótica 29”

22.08.2008

“Ah, a sensualidade…
palmeiras se abraçando
cúmplices do vento.”

Começa assim um email que acabei de receber de Ana Sobral, uma das mais antigas comentadoras dos meus blogues, fazendo alusão ao programa Poesia Erótica 29, do Estúdio Raposa, onde se faz referência a um texto e alguns poemas incluídos no “Menina Marota – Um desnudar de alma”, lidos por Luís Gaspar. Acerca da poesia diz ainda, aquela comentadora:

“…a sensualidade está na raiz do nosso coração e na forma como olhamos os nossos próprios sentimentos e o mundo que nos rodeia….”

continua…

“…A fronteira de que fala Luís Gaspar no intróito do seu programa é vasta e tem muito a ver com a cultura psicológica e intelectual de cada um de nós, que a limitamos ou ultrapassamos, consoante o nosso próprio visionamento cultural. A poesia que acabei de ouvir é de uma sensualidade quase ingénua, sem retirar aqui, neste conceito, toda a fragrância de uma mulher na sua plenitude…”

e Ana Sobral diz ainda acerca da leitura…

“… emprestar a voz às palavras que os outros escrevem é bem mais difícil quando através delas queremos testemunhar ou oferecer os sentimentos que são de outrem. Luís Gaspar consegue fazê-lo e transporta-nos para lá das palavras que nos oferece na sua magnifica voz, conseguindo colocar-nos no palco dos sentimentos e transmitir-nos toda a sensualidade que emana da poesia. Parabéns a quem escreveu e a quem declamou.” (email devidamente identificado)

Porque me é difícil falar da minha própria escrita, quis deixar o testemunho de quem, com as suas palavras, conseguiu transmitir de uma forma muito pessoal, o pensamento de como interpretou, a escrita e a declamação, de alguns dos poemas que constam do referido programa.
Ousar imaginar que algum dia poderia constar de um programa, onde a grandeza de nomes como David Mourão Ferreira, José Cardoso Pires, Judith Teixeira ou ainda esse grande Ovídeo, cuja obra exerceu uma enorme influência em muitas gerações de Poetas e que fazem, do Poesia Erótica do Estúdio Raposa, um dos mais procurados por aqueles que amam a poesia declamada, é realmente uma honra para mim e as minhas humildes palavras.
É pois, com um enorme respeito pelo trabalho de alguém que devotadamente, ao longo dos anos, nos tem agraciado com um trabalho notável, que comovidamente agradeço a Luís Gaspar esta referência.
Obrigada.
Um abraço carinhoso
Otília Martel (Menina Marota)

Facebooktwittermailby feather
563563