Comentário de Luís Pinto

17.01.2008

Diário de um Louco (ultima apreciação)
Concluído o teu trabalho com o 5º e último episódio da obra em referência, é tempo de ajuizar, na simplicidade dum ouvinte atento mas não dado a entendimentos de teatro radiofónico, a obra na sua totalidade.
E, para melhor resultar esta espécie de crítica, resolvi reunir todos os episódios, sentar-me na comodidade possível, e ouvir integralmente todo o texto.
Resulta esta experiência; fiquei sem os intervalos e, assim, “vivo” a evolução interpretativa à medida que o protagonista vai aumentando o seu estado de demência.
Há momentos muito bons; a aspereza ou a suavidade da voz condizem – ou fazem-me convencer disso – com o espírito dum doente em delírio que, todavia, tem ainda discernimento para apontar o seu dia-a-dia num caderno ou em simples folhas soltas.
De realçar ainda – e o mérito é teu e não do autor – a entoação “carinhosa” em personagens que para ele, escriturário Rei de Espanha, são dignas da sua “simpatia”.
Aponto alguns momentos muito bem dirigidos: “Entre mim e o Rei de Espanha não existe qualquer semelhança” – as gargalhadas que antecedem “fui por brincadeira” e
“a carta é um disparate” – a aceitação e convicção das alternativas dos transportes da época: “os vapores andam realmente muito depressa” – o queixume dorido, quase de menino: “bateu-me com um pau nas costas e magoou-me” – a entoação nos conhecimentos físicos do universo: “ocorreria um fenómeno estranho; a terra pousará na lua”.
Mas nem tudo são rosas, meu caro locutor/actor. Os dias do calendário são ditos, em meu entender, muito convictamente.
“Nunca passei por um inferno como este” deveria ter tido uma força de revolta.
Mais uma ou outra coisita que não me ocorre de momento e seria desconchavado ir procurar.
Mas a parte final é empolgante; uma autêntica despedida da vida.
Para ponto final é muito bonita a homenagem à literatura russa e o confessares que te deu prazer executar este trabalho.
A mim deu-me um enorme prazer em o ouvir.
Luís Pinto

Facebooktwittermailby feather
359359