Comentário de Deana Barroqueiro

17.01.2008

Numa casa, em qualquer casa, há sempre um certo móvel, com uma certa gaveta onde se guardam as jóias da família, os objectos preciosos, independentemente do seu valor no mercado.
O Lugar aos Outros é uma gaveta de tesouros, um cofre de jóias sem preço – os poemas – cinzeladas pela arte e o génio dos poetas “anónimos”, no engaste brilhante das suas palavras, as pedras preciosas das sensações, dos sentimentos, dos sonhos, das sombras…
Para me consolar da bruteza e da mediocridade que nos agridem quotidianamente no mundo real, refugio-me de vez em quando aqui, ouvindo as Palavras de Ouro e o Lugar aos Outros (Haverá diferenças entre ambos? Não as sinto!) e deixo-me impregnar da beleza e sensibilidade das palavras e dos sentimentos desses Outros (logo tão nossos) que a voz de Luís Gaspar reanima para o prazer dos nossos sentidos. Quem disse que as Sereias eram mulheres errou… seguramente por não ter conhecido Luís Gaspar! E Apolo e as suas Musas navegam pela Internet, inspirados e cada vez mais vivos e geniais.
O brilho da jóias na gaveta do Lugar aos Outros maravilha a quem o vê, mas o mundo lá fora é cego e talvez algumas destas jóias fiquem para sempre na gaveta, para grande perda nossa.
Lá fora proliferam e medram os Zinks, as Bobones e quejandos “escritores” dos concursos da TV que degradam mas dão dinheiro e “fama” e fazem vender produtos sem brilho. Talvez um dia a roda da fortuna mude e neste país passe a brilhar o talento sobre a mediocridade.
Feliz aniversário ao Lugar aos Outros! Foi uma honra ter o meu texto da Criação do Homem lido pelo Luís Gaspar nesta página, com o exacto tempero de ironia.
Deana Barroqueiro
(Deana na América, Luís Pinto, para se pronunciar como Diana em português, exigência de uma mãe emigrante, lisboeta e saudosista até aos ossos… cujos genes herdei).

Facebooktwittermailby feather
330330